Há uma definição de seios bonitos?

Embora a resposta pareça óbvia, quem trabalha diariamente nessa área sabe que o conceito de seio bonito pode variar de acordo com o gosto pessoal e com aspectos culturais.

Mulheres francesas preferem seios pequenos e naturais e tem baixa tolerância com cicatrizes, enquanto as americanas tem predileção por seios grandes ou muito grandes.

Já as brasileiras, como regra geral, aceitam seios pequenos ou grandes, mais naturais ou bem artificiais, aceitam inclusive a presença de cicatrizes cirúrgicas, mas tem pouca tolerância com a aparência de seio caído (ptose).

Conceitualmente, podemos dizer que a beleza dos seios é uma consequência de sua proporção com o corpo, de um formato harmonioso, simetria entre as duas mamas, presença de mamilos bem posicionados.

O tamanho não é um critério isolado de beleza, ou seja, uma mama bonita pode ser pequena ou grande, desde que preencha os demais critérios de beleza. Tamanho é questão de gosto pessoal.

A cirurgia estética mais adequada a cada mulher é sempre personalizada, variando conforme as características atuais da sua mama, as medidas do seu corpo e o seu desejo pessoal.

Acredito que o diferencial de um cirurgião está em atender ao gosto pessoal de cada mulher, particularmente no que diz respeito a tamanho e formato, sempre respeitando as possibilidades que cada corpo permite e nunca vendendo uma ilusão de algo inatingível ou que comprometa a saúde das mamas.

As cirurgias estéticas envolvem técnicas para aumento dos seios com silicone, redução mamária, cirurgia para elevação das mamas, a associação de técnicas de redução com colocação de implantes de silicone, e, ainda, o uso de preenchimento com gordura (lipofilling ou lipoenxertia).

Penso que os seios têm relação direta com a identidade feminina, auto-imagem, prazer e sensualidade, mas a capacidade de se amar sob qualquer circunstância sempre será a beleza humana mais fundamental.

POR André Marini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *